Cartão de crédito consignado para aposentados: 3 regras que você precisa conhecer

O cartão de crédito consignado para aposentados é uma alternativa interessante para quem deseja fugir da burocracia da aprovação dos cartões de crédito convencionais e das altas taxas de juros.

Isso porque, ele é de fácil aprovação, onde rapidamente o solicitante tem uma resposta para o seu pedido, normalmente positiva.

Além disso, as taxas de juros cobradas são baixas, evitando que o aposentado se endivide e prejudique assim a sua vida financeira.

No entanto, como já dito, ele não é igual ao cartão de crédito convencional e existem certos detalhes que você precisa conhecer.

Portanto, entenda abaixo do que ele se trata e confira abaixo 3 regras que você precisa conhecer referente ao cartão de crédito consignado para aposentados.

Mas antes, o que é o cartão de crédito consignado?

De forma prática, ele funciona como um cartão de crédito comum, que pode ser utilizado para fazer compras, saques e pagar serviços.

Logo, é um produto financeiro bastante interessante, que facilita a vida das pessoas, trazendo mais praticidade para o dia a dia.

Contudo, a diferença é que, da mesma forma que o empréstimo consignado, a fatura do cartão é descontada diretamente do benefício do contratante.

Apesar disso, o cartão de crédito consignado não é destinado somente para aposentados e pensionistas do INSS, existem também aqueles voltados para servidores públicos.

Portanto, esse público pode se beneficiar desse produto e contar com taxas de juros mais baixas e aprovação mais fácil.

No caso do cartão de crédito consignado para aposentados, existem alguns pontos a qual você precisa se atentar e conhecer. 

Veja abaixo os 3 principais!

1 – Margem consignável 

Primeiro de tudo você precisa entender sobre a margem consignável, que é um assunto importante quando se fala nesse tipo de cartão consignado para os aposentados.

Hoje a margem consignável total para os aposentados é de 35% do valor líquido mensal recebido. 

Em outras palavras, isso significa que é possível comprometer por mês com dívidas descontadas diretamente do benefício somente este valor.

Deste percentual de 35% de margem consignável, 30% é voltado para empréstimos consignados e 5% fica disponível para o uso do cartão de crédito.

2 – Fatura e pagamento

Agora você já entendeu do que se trata a margem consignável, certo? Logo, é o momento de compreender mais sobre a fatura e o pagamento.

Como era de se imaginar, você recebe a fatura igual a do cartão de crédito convencional, com o saldo devedor.

Caso deseje realizar pagamentos parciais, acima do valor descontado em folha e amortizar o saldo devedor, poderá realizar utilizando a fatura mensal, que chega em seu endereço para conferência.

3 – Cobrança de juros 

Enquanto os cartões de créditos tradicionais podem ter taxas superiores a 20% ao mês, em alguns casos, o cartão de crédito consignado para aposentados tem uma taxa máxima de 2,70% ao mês. 

Isso porque, essa é uma taxa regulada pela Portaria do INSS nº 1.959.

Desse modo, é possível prevenir que os bancos praticam taxas de juros abusivas, o que evita a inadimplência por parte do aposentado.

Entretanto, o Custo Efetivo Total de um cartão de crédito não considera somente as taxas de juros, logo esse valor pode sofrer variação de uma instituição financeira para outra.

Por essa razão, a dica é sempre simular e comparar as taxas dos bancos, optando por aquele cartão de crédito consignado que seja mais adequado para o seu bolso.

Conclusão

Agora você já entende as regras mais importantes envolvendo o cartão de crédito consignado, não é mesmo?

Então, não se esqueça que, apesar dos juros baixos, esse é um cartão como qualquer outro, logo deve ser usado de maneira consciente. 

Afinal de contas, o pagamento mínimo da fatura pode acabar gerando uma bola de neve de juros e isso prejudica a sua vida financeira.

E se você deseja solicitar o seu cartão de crédito consignado agora mesmo, clique aqui e confira todas as vantagens.

Eurogran Capital

Eurogran Capital

Eurogran Capital é uma plataforma digital de crédito que atua como correspondente bancário de acordo com as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº 3.954/2011.

Conheça nossa história

Artigos Recentes

Curta Nossa Página

Categorias

Atenção!

A Eurogran Capital não cobra nenhum tipo de depósito ou pagamento antecipado para liberação de crédito. Nosso serviço é gratuito. Caso alguém use o nome da Eurogran Capital para veicular propaganda enganosa oferecendo empréstimos e ainda, condicionando ao depósito antecipado de um “seguro fiança” ou outro tipo de taxa não aceite. Pessoas menos atentas acabam se deslumbrando com algumas propostas de crédito, efetuam o depósito antecipado e acabam caindo no golpe de criminosos. Se acontecer de sua empresa receber contato para a contratação de serviços de mídia externa e/ou campanhas publicitárias com essas características, esteja atento e imediatamente denuncie à Polícia Civil. Em caso de dúvidas, entre em contato por um dos nossos canais oficiais constantes neste site.